data.jpg (7286 bytes)

A Engenharia Cognitiva na virada do milênio  - Este mês apresentamos um trabalho no âmbito da Engenharia Cognitiva enviado pelo prof. Marmaras (National Technical University Mechanical Engineering Department Section of Industrial Management & Operational Research) e pelo prof. Pavard (ARAMIIHS).

O principal objetivo deste trabalho é propor uma estrutura metodológica para projeto e avaliação de sistemas de tecnologia da informação para auxílio à tarefas cognitivas complexas. Desta maneira é  possível ao projeto de sistemas, lidar com as dificuldades cognitivas encontradas pelos potenciais usuários na execução e resolução de problemas; melhorar o desempenho dos potenciais usuários; e ser compatível com a competência dos potenciais usuários e com seus ambientes de trabalho.

Veja também________________________
Laboratórios de Engenharia Cognitiva
Bibliografia recomendada

 

A mão do músico

Músicos usam suas mãos sem cuidados com resistência e velocidade. Nos períodos de preparo para concertos ou recitais, chegam a ensaiar 8 horas ou mais, todos os dias. Logo é fácil entender o uso abusivo dos músculos e articulações ,assim como os distúrbios que comprometem a função da mão.

 

 

__Congresso...

Foi um sucesso o último Congresso da ABERGO realizado no Rio de Janeiro: mais de 200 trabalhos foram submetidos a comissão científica.

Grandes vitórias foram obtidas: a criação de um grupo de Ergonomia no Ministério do Trabalho, a discussão sobre a certificação do Ergonomista , e a discussão sobre o currículo mínimo dos cursos de especialização em Ergonomia, que contemplam hoje ou irão contemplar em breve  inúmeras cidades ( Curitiba, Rio de Janeiro,São Paulo, Salvador, Fortaleza, São Carlos,Belo Horizonte).

Participaram do Congresso a IEA através da presença do Sr. Hal Hendrick, o CNAM ( França) , o ARAMIIHS ( França),o Dr.IMADA ( USA ) e Dr. Francisco Rebello ( Portugal)

Parabéns a todos que trabalharam muito.Um viva para a ABERGO.

__Revistas comentadas...

PISTES

A revista PISTES deste mês traz uma interessante entrevista com Antoine Lavillle, um dos membros fundadores do Centro de Pesquisa e Estudo sobre a idade e populações no trabalho ( CREAPT).Laville participa ativamente na França desde os anos 60 desenvolvendo a Ergonomia de intervenção e pesquisa de campo. Além desta entrevista o leitor poderá ter acesso ao trabalho de SOARES  "No coração dos serviços: as lágrimas no trabalho", que defende a idéia de que o trabalho é o cenário da reprodução de diferentes emoções. Não percam....

Travail & Changement

Na revista Travail & Changement, veja como a Suécia aborda qüestões cruciais de organização de trabalho e outros. Uma delegação da Agência Nacional de Melhorias de Condições do Trabalho de Paris (Anact), foi enviada em outubro para elaborar estudos na área.



Ergonomics

Uma das melhores e mais consagradas publicações da área, a revista inglesa Ergonomics, permite a consulta e leitura online do conteúdo das suas publições. Portanto não perca tempo, dê uma olhada no Volume 43, Número 10 de outubro deste ano, e leia os artigos disponibilizados sobre LER/ DORTs - todos de muita qualidade (em inglês apenas).

 

 

 

__Dicas de navegação...

usableweb.jpg (14720 bytes)Vale a pena conferir o portal usableweb.com

Nossa equipe deseja a todos, um Feliz Natal e um próspero Ano Novo...